Agenda de concertos (carregar no evento para mais informação)

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

É por essas e por outras que isto ainda não acabou.



Estão a ver? É nas alturas em que eu ando a reequacionar a utilidade de manter este estaminé aberto que vem alguém dizer-me que ainda vale a pena e que, do que aqui se escreve, há qualquer coisa de útil para quem aqui vem ler. Desta vez foi o caso da Titá, que resolveu dizer a quem quisesse ler que vale a pena ficar de olho aqui no Mug Music. Pois então, se vale a pena, também vale a pena fazer mais um esforço para o melhorar.

Junto com esta "distinção" vinha um conjunto de regras que incluía a atribuição deste "carimbo" a dez blogues que achássemos que valeria a pena seguir, juntamente com a incumbência de fazer com que a cadeia continuasse.

Pois, não o vou fazer. Tenho cerca de 20 blogues que leio de alto a baixo e mais uns 30 que leio de vez em quando, todos a valer a pena a visita, fora os que encontro em "viagem" na net e que visito uma vez por acaso. Não vou escolher 10 e, muito menos, pedir-lhes que façam o mesmo.

Uma vez que a Titá teve a gentileza, ela própria, de não insistir na publicação e de me deixar quebrar as regras do jogo, este fica por aqui com um obrigado à Titá por se dar ao trabalho de vir aqui dar o empurrãozinho que vai manter este espaço vivo por mais uns tempos e, já agora, com um agradecimento a todos os donos dos blogues que sigo mais ou menos assiduamente. É bom haver coisas boas para ler.


domingo, 30 de agosto de 2009

O estranho som de Icky Thump



Desde a primeira vez que se ouviu o single Icky Thump dos White Stripes, o que chamou a atenção dos ouvintes e comentadores da modalidade foi o "estranho som de teclas" que se ouvia durante a execução da canção. O instrumento que produz o som em questão pode ser visto (em versão "modernizada") a ser "tocado" por White aqui:




Pois, mas eu tinha a certeza de que já tinha ouvido isto em qualquer lado.

Entretanto esqueci o assunto (excepto de cada vez que ouvia a canção) até que a solução chegou sem eu a procurar, nesta música:



Entretanto fui pesquisar a coisa e saber que raio de instrumento era e como é que se chamava. Fiquei a saber que se chama clavioline, foi fabricado nos anos 50, tem o aspecto que podem ver aí em cima e consta basicamente de um teclado monofónico (toca uma tecla de cada vez) a válvulas com uma série de botões moduladores, ligado a um amplificador.

Como bónus, fiquei também a saber que este foi o teclado utilizado no solo desta música, que todos conhecemos muito bem:




Enfim, é uma daquelas informações em si próprias inúteis, mas que nos fazem pensar que nem tudo o que soa a novo é realmente novo e nem tudo o que é velho soa realmente a velho.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Chega a 27 de Outubro



Video de "Living Well"
Audio de "I've Been High", "Driver 8" e "Harbor Coat"

Basta carregar em "Video" ou "Audio" e escolher a canção.

Pequena "entrevista" #33... Os Azeitonas

Nos tempos que correm não é invulgar ver bandas a oferecer o seu trabalho aos ouvintes à borla na Internet. O que já não é tão comum é isto passar-se ao terceiro álbum de uma banda com bastante visibilidade e algum (o que é possível em Portugal) sucesso. Foi o que fizeram Os Azeitonas, não sei se por opção ou por falta dela, embora as respostas abaixo possam ajudar um pouco a esclarecer. O que sei é que, das seis canções que ouvi (as que estão disponíveis no site) e do que me lembro dos anteriores, este é o melhor d'Os Azeitonas até hoje e merece bem ser pago, se não directamente (não se dá dinheiro pelo que nos é oferecido), pelo menos com presença em concertos futuros. A banda está mais experiente e profissional, a produção é impecável, a música é bem feita, bem disposta, bem tocada e bem cantada e tudo soa muito bem. Notam-se ainda alguns "resquícios velosianos" (menos, em todo o caso) e uma tendência "very sixties" que me agrada bastante.

Podem fazer uma visita ao site (também ele muito bem feito) aqui e vir de lá com uma prenda musical.

Tempos antes de começar o lançamento de "Salão América" (é assim que se chama o álbum novo), Os Azeitonas respondiam assim à entrevista que lhes enviei:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: Nenhuma das anteriores: - Vontade e gosto por música.


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: A garagem.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta: Quando já não precisas da televisão para nada (em qualquer fase da carreira, quando a estação é a RTP)


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia; porque os portugueses são os melhores do mundo a cantar naquilo a que os brasileiros chamam de "português de Portugal" E o mundo aprecia muito os melhores da modalidade.


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

– Porque os CDs dos portugueses são mais caros
– Porque o que vem de fora é mais bem promovido
– Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
– Porque na televisão só há música estrangeira
– Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta: Não concordo que não tenham sucesso. Podem não ter fama, nem celebridade, mas em vários casos podemos verificar "sucesso".


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

– Dos músicos
– Das editoras
– Dos media
– Dos promotores de concertos e agentes
– Do governo

Resposta: Das editoras, dos media, dos promotores de concertos e agentes.


7 - Como é que o problema se resolve?

– Com uma lei mais severa
– Com mais debates na televisão
– Com mais salas para concertos
– Com mais trabalho por parte dos músicos
– Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: todas excepto a ultima e a primeira. Nunca pela censura.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

– Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
– Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
– Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos-
– Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta: Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas e porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos.


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: Deolinda, "Canção ao Lado"


10 – Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Deolinda.


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Anónimos (ou quase...) #1

Já com certeza todos vocês, em "viagem" pelo "tubo", deram de caras com aqueles vídeos de pessoas mais ou menos anónimas que tocam e cantam umas coisas e em que se vê pouco mais do que um instrumento musical e duas mãos, às vezes uma cara, um microfone...

Normalmente passamos esses vídeos à frente em busca do que na verdade procuramos e, mesmo quando não procuramos nada de especial, escolhemos um nome que já conhecemos ou um vídeo com uma imagem de apresentação mais sugestiva do que uma guitarra ou uma "carantonha pixelada".

Pois eu nem sempre o faço e já tenho encontrado alguns músicos supostamente anónimos, cantores ou instrumentistas "de sala de estar" (ou mesmo quarto de dormir) que fariam inveja a muito músico "encartado" famoso.

Aqui fica o primeiro exemplo:
O "nick" que usa no "tubo" é troubleclef e não tenho a mínima ideia de quem é ou do que faz na vida. Já percebi, no entanto, que é mestre em "tirar" canções e fazer-lhes arranjos (muito bons arranjos, diga-se) sem saber escrever nem pautas nem cifras nem tablaturas. Para além disso, ainda toca "toneladas" de guitarra. Ora vejam (e ouçam):





Para além desta tem mais umas 150 (and counting...). Se quiserem mais (eu acho que querem) é só seguirem o video ou usar este linque: http://www.youtube.com/user/troubleclef

Em breve haverá mais anónimos para todos nós conhecermos.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Versões (27)

Há gente com muito jeitinho para a música...

Eis a versão:




... e o original:




Um bocadito diferentes.


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pequena "entrevista" #32... Albert Fish

Quem me conhece sabe que não sou, em geral, grande adepto da estética "punk". Mesmo assim, devo dizer que há alturas em que um abanão punk rock vai muito bem para arejar a cabeça. Para além disso, há que dar à "comunidade Punk" portuguesa os parabéns pela energia e capacidade de resistência no "encolhido" meio musical português.

Os Albert Fish fazem parte desse grupo de bandas e já andam "por aí" desde 1995, tendo tocado um por todo o lado tanto em Portugal como no estrangeiro, e pode até dizer-se que são mais conhecidos lá fora do que por cá, em países como o Brasil ou Espanha onde, quer se queira quer não, as mentes são muito mais abertas no que toca à diversidade musical e o público trata melhor os seus artistas.

Com o devido pedido de desculpas pelo atraso na publicação (isto tem estado difícil...) eis as respostas dos Albert Fish às perguntas que lhes enviei:


1 - Qual o principal requisito para se vencer na música em Portugal?

- Um curso de música
- Um curso de marketing
- Um curso de Inglês
- Um curso de modelo
- Uma grande "lata"

Resposta: Uma grande "lata" para querer resistir neste meio em Portugal... Claro que também há aqueles que usam a "lata" para usar o curso de modelo e usar a imagem no lugar da música...


2 - Qual o melhor ambiente para se evoluir musicalmente?

- O conservatório
- Uma escola de Jazz
- A garagem
- Um grupo de amigos que goste de ouvir todos os tipos de música
- Frequentar a maior quantidade de concertos possível

Resposta: As 3 últimas opções serão as mais válidas para uma banda como os Albert Fish, visto que acima de tudo é o feeling que guia a banda. Não é que uma banda Punk-Rock tenha que tocar mal ou guiar-se apenas pelos 2 acordes, mas há coisas que não se aprendem numa escola ou conservatório.


3 - Quando é que se consegue ir tocar às estações de televisão sendo pago por isso?

- A partir da edição do primeiro disco
- Depois do primeiro disco de ouro
- Quando lá arranjas um amigo
- Quando consegues "meter" uma música na banda sonora de uma novela
- Quando já não precisas da televisão para nada

Resposta: Não fazemos a mínima ideia, somente aparecemos em canais locais no Brasil e em Espanha. O nosso mainstream não quer nada com bandas que não falam do sol ou do "amor".


4 - Se os músicos que cantam em português têm sucesso no estrangeiro, porque é que os que cantam em Inglês não têm?

- Tem a ver com a música que se faz e não com a língua em que se canta
- Porque no segundo caso os estrangeiros conseguem perceber as letras
- Porque a música é igual à deles, mas com pior pronúncia
- É uma questão de atracção pelo "exótico"
- Porque os que cantam em Português são melhores músicos

Resposta: Não concordo com esta afirmação. Temos vários casos mediáticos com os Moonspell à cabeça. Se por um lado a língua materna pode-se tornar exótica, por outro o inglês é entendido em qualquer canto do mundo e pode espalhar uma mensagem universal. Lembro-me que quando tocámos na Hungria havia gente a cantar as letras, não sei se isso aconteceria se cantássemos em português.


5 - E porque é que nem uns nem outros têm sucesso em Portugal?

- Porque os CDs dos portugueses são mais caros
- Porque o que vem de fora é mais bem promovido
- Porque o mercado é pequeno e só consegue vender o que é bom
- Porque na televisão só há música estrangeira
- Porque os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais

Resposta: Os nossos meios de comunicação estão carregados de música fútil vinda do estrangeiro quando o nosso mercado, apesar de pequeno, apresenta alternativas válidas. Isto leva à última opção "os media estão comprados pelo grande capital das multinacionais". Ainda alguém tem dúvidas? As alternativas mantêm-se no underground onde ainda resta alguma coerência.


6 - De quem é a culpa da falta de visibilidade da música portuguesa?

- Dos músicos
- Das editoras
- Dos media
- Dos promotores de concertos e agentes
- Do governo

Resposta: De todos esses, mas o problema continua no público que come tudo o que lhe dão sem questionar se há mais alguma coisa para além do que lhe metem à frente. Nos dias de hoje com meios como a internet, quem realmente procura qualidade pode encontrá-la num abrir e fechar de olhos. Basta querer.


7 - Como é que o problema se resolve?

- Com uma lei mais severa
- Com mais debates na televisão
- Com mais salas para concertos
- Com mais trabalho por parte dos músicos
- Com a ASAE a apreender tudo o que é música estrangeira nas feiras

Resposta: Com mais visão dos consumidores.


8 - Os discos "sacados" na net prejudicam os músicos?

- Sim, porque são discos que o público deixa de comprar
- Não, porque fazem chegar a música a mais gente e ajuda a aumentar as vendas
- Não, porque a maior divulgação leva mais gente aos concertos
- Sim, porque as editoras, ao vender menos, apostam menos.
- No fim das contas, é "ela-por-ela"

Resposta: Talvez prejudique os grandes artistas mainstream, aqueles que vendem mais imagem do que música propriamente dita (muito menos alguma mensagem social, política ou o que quer que seja). Num circuito underground como o nosso as pessoas estão muito mais envolvidas, há um culto que se cria. É diferente comprar um vinil de Punk-Rock, Hardcore, Oi! ou Ska muitas vezes de edição limitada. Alguém que ouça música mais comercial e que saque da net provavelmente nem sabe os mp3 que tem guardados. Acaba por ser algo sem significado para quem ouve essa banda ou artista.


9 - Qual foi o último disco que adquiriste/adquiriram?

Resposta: West Side Boys "...are back".


10 - Qual foi a tua/vossa última descoberta musical?

Resposta: Alternate Action.



terça-feira, 4 de agosto de 2009

Não é só o Verão que anda seca & chuva...

Fala

Eu não sei dizer
Nada por dizer
Então eu escuto
Se você disser
Tudo o que quiser
Então eu escuto
Fala

Se eu não entender
Não vou responder
Então eu escuto
Eu só vou falar
Na hora de falar
Então eu escuto
Fala


"Fala"
Artista: Secos & Molhados
Álbum: Secos & Molhados